sexta-feira, outubro 02, 2009

Do curta: O velho, o mar e o lago.



"Um monge me dizia: Ó mocidade, és relâmpago ao pé da eternidade! Pensa: o tempo anda sempre e não repousa.Esta vida não vale grande cousa: - uma mulher que chora, um berço a um canto,o riso às vezes, quase sempre o pranto... Quatro círios acesos, eis a vida! Isto me disse o monge e eu continuei a ver dentro da própria morte, o encanto de morrer. Um sábio me dizia: Esta existência não vale a angústia de viver. A ciência, se fôssemos eternos, num transporte de desespero, inventaria a morte! Uma célula orgânica aparece no infinito do tempo: e vibra, e cresce, e se desdobra, e estala num segundo... Homem, eis o que somos neste mundo! Falou-me assim o sábio e eu comecei a ver,dentro da própria morte, o encanto de morrer. Uma mulher me disse: - Vem comigo! Fecha os olhos e sonha, meu amigo! Sonha um lar, uma doce companheira, que queiras muito e que também te queira... Um telhado... Um penacho de fumaça... Cortinas muito brancas na vidraça... Um canário que canta na gaiola... - Que linda a vida lá por dentro rola! Pela primeira vez, eu comecei a ver, dentro da própria vida o encanto de viver!".


"...E eu sou o nada. De vez em quando dá uma vontade de morrer. E me falta coragem pra morrer. Há muito tempo eu não creio mais. Nem em mim, nem no demônio, nem em Deus. Eu sou um espantalho. E Deus é o diabo. E meu diabo sou eu. E eu quero gritar. Eu quero gritar.Eu quero gritar!".


"Sonhamos. Quando, um dia, eu for velhinho, Hei de encontrar-te, velha no caminho... E juntos, cambaleando, aos solavancos, Nós levaremos, pela tarde calma, Todo uma primavera dentro da alma, Todo um inverno de cabelos brancos...".

Guilherme de Almeida.

4 comentários:

Arturo disse...

num transporte de desespero, inventaria a morte!
Adorei
Carai
sarinha *_*

TEXTAO
=***

Sara disse...

Guilherme de almeida é foda.

Alexandre Henrique disse...

Sara é verdade. Ainda assim poucos sabem disso. Delicadeza em postar este texto. De alguém assim como vc. Lindo texto e vc sabe pq.

Anônimo disse...

"Esta existência não vale a angústia de viver."

definitivamente.

ai depois desse discurso o cara fala de sonhos...
sonhar é uma angútia constante.

mas eu gosto dele! gosto mto desse cara com nome jovem.


lindo.
beijo